Artista catalogado e constando em diversos livros e dicionários de arte, Cardarelli nasceu em Campinas aos 02 de fevereiro de 1915.
Ainda menino iniciou seus estudos e dos 71 anos de vida, 55 foram integralmente dedicados à pintura. Desenvolveu um estilo próprio que, posteriormente se tomou referência para os pintores acadêmicos.
Membro das Academias Paulista de Belas Artes e um dos fundadores da Academia Campineira de Letras e Artes, lecionou desenho e pintura na Faculdade de Arquitetura do Mackenzie em São Paulo, e na Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Júri dos salões de arte no país em que alcançou todos os grandes prêmios, foi considerado "hors-concours" e consagrado como "O Mestre dos Verdes da arte acadêmica brasileira. É intensa a procura por seus quadros, tem obras com grandes colecionadores, em museus e pinacotecas. Não se limitou à "pintura de campo", foi considerado retratista oficial da cidade, explorou em curta fase o abstracionismo, e na mocidade fez pinturas murais em igrejas de São Paulo e E.S. do Pinhal.
Cardarelli fez de sua vida uma intensa luta pela preservação do belo e por amor à arte; deixa um imenso legado artístico e cultural que muito engrandeceu a pintura acadêmica brasileira.
Tem entre outras, obras nos Estados Unidos, Suíça, Alemanha e Japão e Itália.
Faleceu aos 15 de agosto de 1986.
A cidade perpetua seu nome em rua, em edifício, na Galeria do Centro de Convivência Cultural de Campinas, e em constantes homenagens póstumas.
O artista assina Cardarelli e deixa discípulos e escola na pintura acadêmica brasileira.
....................................................................................Thelma Cardarelli |